Como funciona - Patrocinando

Como funciona


Como funciona o Crowdfounding?



O Financiamento Coletivo ou a famosa vaquinha, é a forma de captar recursos, para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral pessoas físicas interessadas em ajudar. De um lado está o Produtor, Candidato ou CAMPANHA e de outro o USUÁRIO ou DOADOR.

CAMPANHA:

Tem como objetivo arrecadar dinheiro para realizar ações e projetos para: campanhas políticas, jornalismo cidadão, produção de audiovisual, bibliotecas públicas, esportes, cultura, projetos de inovação, saúde, startups, ajuda à regiões atingidas por desastres, entre outros.

DOADOR:

Pessoa Física ou Jurídica que possui interesse em apoiar a CAMPANHA, recebendo ou não recompensas por isso.



Como faço uma Campanha?


O Candidato ou Produtor devidamente cadastrado, cria a CAMPANHA com todos os detalhes e determina: O Tipo de Campanha (Tudo ou nada, Mantenedor ou Flexível). Escolhe a Categoria (Lembrando que, político deve ser observado a legislação em vigor do TSE), define o Título, Descrição, Valor da meta a ser captado, período de captação, tipos de recompensas caso haja a forma de entrega dessa recompensa, que pode ser por: Site, WhatsApp, retirada no local ou envio pelos correios. Após preenchido estes campos, basta clicar no botão enviar campanha e fazer a divulgação para a família, amigos e vizinhos, para que eles possam doar e compartilhar a ideia do seu projeto.


TUDO OU NADA – É baseada no modelo que o projeto só acontece, no caso em que a meta estabelecida pelo Produtor for captada 100%. Caso a Meta não atinja o seu objetivo, a campanha não poderá ser realizada e os valores que foram arrecadados serão devolvidos para os Doadores.

MANTENEDOR – É o tipo de Campanha para quem possui projetos em seguimentos, como ações humanitárias e de defesa do meio ambiente e de animais. Projetos socioeducativos, escolas, programas sociais e de estudos científicos. Este tipo de projeto, recebe de doadores valores mensais para que possam fazer a sua manutenção.

FLEXIVEL – É o tipo da Campanha em que o Doador acredita no projeto que está apoiando, mesmo que o Produtor ou Candidato não atinja a Meta estabelecida, o valor que for arrecadado será passado ao Candidato ou Produtor da Campanha para que ele possa realiza-la de acordo com a sua possibilidade de adaptação.



Os valores arrecadados da Campanha serão depositados 15 dias após o fechamento da meta estabelecida.
Sendo que, os valores das taxas do Site PATROCINANDO e da operadora de cartão já serão descontados para que o dinheiro possa ser transferido o Produtor da campanha deverá enviar por e-mail os dados bancários em seu nome, pois o site patrocinando.com.br não deposita valores arrecadados em campanhas em conta de terceiros. No Caso de Políticos, os mesmos devem obedecer às regras da Lei eleitoral de acordo com o TSE.

O Doador é um usuário do site que se cadastra para ajudar e apoiar a ideia do Candidato ou Produtor através de uma Campanha. Ele poderá fazer a sua doação de acordo com os valores de cada recompensa (candidato não pode ofertar recompensas), podendo este fazer o pagamento por cartão de crédito, débito ou boleto. Para campanhas eleitorais, o doador não pode ultrapassar o valor correspondente a 10% declarados do imposto de renda do ano anterior.


O Doador é um usuário do site que se cadastra para ajudar e apoiar a ideia do Candidato ou Produtor através de uma Campanha. Ele poderá fazer a sua doação de acordo com os valores de cada recompensa, podendo fazer o pagamento por cartão de crédito, débito ou boleto. Lembrando que, DOAÇÕES para Campanhas Eleitorais, o Doador não pode ultrapassar o valor correspondente a 10% declarados do imposto de renda do ano anterior.






O PATROCINANDO reserva-se ao direito de descontar a taxa somente dos valores arrecadados no final da Campanha, de acordo com o tipo de CAMPANHA a retirar 12,5% do valor bruto arrecadado já incluso taxas do PAGSEGURO. No caso de campanhas eleitorais, todos os recibos serão encaminhados para o site do TSE, Doador e Produtor. Para os que escolherem a categoria Político, o PATROCINANDO disponibilizará para efeitos de consultoria uma equipe de profissionais de Marketing Político, Contador e Advogados Eleitorais, para tirar quaisquer dúvidas que por ventura vierem a ter.